sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Fundos de Pensão: Rentabilidade média de EFPCs foi de 0,11% em novembro, enquanto Sistel obteve 0,73% no mesmo mês

 


Novamente rentabilidade média da Fundação Sistel em novembro superou a média de 120 entidades analisadas

Levantamento realizado por esse blog sobre 5 planos da Sistel (vide essa postagem) e pela consultoria de investimentos Aditus junto a um grupo de 120 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), com patrimônio somado de R$ 307 bilhões, apurou que a Sistel obteve um rendimento médio de 0,73% em novembro, enquanto essas 120 EFPCs obtiveram uma rentabilidade média de 0,11% no mês de novembro. É a segunda pior rentabilidade desse grupo no ano, só ganhando de julho, quando a rentabilidade foi negativa em -0,26%. 

No acumulado do ano, até novembro, a rentabilidade média da Sistel foi de 10,59% enquanto do grupo de 120 EFPCs foi de 9,13%, contra 6,08% no mesmo período de 2021. 

Já nos 12 meses até novembro deste ano a rentabilidade média do grupo foi de 10,30%, contra 7,04% no mesmo intervalo de 12 meses até outubro de 2021. 

Esse levantamento é feito mensalmente tanto pelo blog Aposentelecom, como pela consultoria Aditus, que mapea os investimentos das EFPCs em 12 classes de ativos, seguindo os padrões de investimentos adotados pela maioria das fundações. 

Da carteira de investimentos de R$ 307 bilhões em novembro, 48% estavam em planos BDs, 23% em planos CDs e 29% em planos CVs, mesmos percentuais do mês anterior. Já em relação aos 369 planos, 36% eram BDs, 38% CDs e 26% CVs, também mesmos percentuais do mês anterior. 

Análise Aditus

Na análise da Aditus, “no mês de novembro, as notícias foram positivas em relação à economia norte americana. A inflação cedeu e animou os mercados, tanto de juros como de ações (...) mas a expectativa de que os Estados Unidos possam entrar em recessão no ano de 2023 ainda existe, porém após a última divulgação de inflação os agentes de mercado começam a se mostrar mais otimistas”. 

“Já na Europa, a recessão permanece sendo motivo de grande preocupação, dada a pressão inflacionária advinda principalmente dos preços de energia, por consequência do conflito Ucrânia x Rússia. As incertezas em relação à China, sobretudo pela política COVID 0, também agravam o cenário para o mercado europeu”. 

“No Brasil, tanto a Bolsa como os títulos de Renda Fixa sofreram no mês de novembro. O mal desempenho decorreu das discussões relacionadas à chamada PEC da Transição. A falta de contrapartida para o aumento de gastos, como cortes de despesas em outras áreas, ou de aumento de arrecadação, tem gerado preocupações aos agentes de mercado, sobretudo pelos impactos nas perspectivas para inflação, juros e atividade econômica do país”.

Fonte: Blob Aposentelecom e Invest. Institucional (20/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".