sábado, 31 de dezembro de 2022

Fundos de Pensão: Denúncia sobre Retirada de Patrocínio do Santander em fundo de pensão foi assunto mais comentado no Twitter

 


Os participantes e assistidos do Banesprev mostraram ao Santander na última sexta-feira, dia 23 de dezembro, que estão unidos na defesa de suas aposentadorias e vão usar todas as ferramentas para isso, entre elas denúnciar a situação nas redes sociais.

A ação coordenada pela Afubesp em conjunto com as entidades sindicais no Twitter foi vitoriosa: as postagens, com a marcação do perfil do banco, foram acompanhadas pela hashtag #SantanderAtacaseusAposentados, chegaram perto de 11 mil tweets e ficou em primeiro nos assuntos comentados no final do dia.

O movimento também ganhou espaço na Fórum, que publicou matéria sobre o tuitaço e o motivo pelo qual ele foi realizado, usando palavras do presidente da Afubesp, Camilo Fernandes. Leia a matéria abaixo:

Santander tira direitos de aposentados e gera revolta

Banco tira direito adquirido dos aposentados e Afubesp promete entrar com ação judicial, revela o presidente Camilo dos Santos

A Afubesp (Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp) promove um tuitaço nesta sexta-feira (23), das 11h às 12h, em repúdio à retirada do patrocínio do Banco Santander dos planos de Benefício Definido. A exceção é a Cabesp. A medida visa ainda a transferência de gestão de alguns planos para o Santanderprevi.

Na prática, a decisão vai acarretar em inúmeros prejuízos a milhares de trabalhadores aposentados.

Com a medida, os participantes terão algumas opções para decidir, mas em todas o risco fica apenas para os aposentados.

Benefício Definido

O presidente da Afubesp, Camilo Fernandes dos Santos, explica que atualmente, “o benefício é definido, ou seja, até a pessoa morrer, ela tem o benefício garantido. Se der um déficit, metade é pago pelo banco e metade pelo aposentado. Com a mudança, passa a ser contribuição definida e deixa o caráter vitalício, calculando uma reserva individual para cada um. Acabou a reserva, acabou o benefício da pessoa”.

“Com a mudança, o risco sai do banco, fica só pro funcionário. Hoje, se deu déficit, o banco paga metade. Se mudar, o déficit é só do participante. Isso reduz a reserva dele. Acabou a reserva, acabou o benefício, não tem mais a questão da mutualidade”, alerta Camilo. Ele ressalta ainda que "os aposentados têm idade muito avançada, o que faz com que a crueldade seja ainda maior".

“Como todos são aposentados, já é um benefício adquirido. O banco tirando o patrocínio e mandando o aposentado pra um plano em que ele fica sozinho, ele quebra essa questão. E é onde nós vamos entrar com ação judicial pra garantir esse direito”, encerra.

Veja aqui um tira-dúvidas sobre retirada de patrocínio e transferência de gestão.

Fonte: Afubesp - Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp (26/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".