segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Meu Bolso: Onde o aposentado deve investir em 2023 e onde não deve



Renda fixa brilha em fundo de previdência e multimercado é aposta para 2023

Perspectiva de que a Selic permaneça em 13,75% por mais tempo favorece carteiras conservadoras, enquanto cenário volátil ajuda as com maior pitada de risco

Em meio a um ano de saques volumosos em fundos multimercados e de ações, os fundos de previdência conseguiram remar contra a maré negativa e caminham para terminar 2022 com mais depósitos do que resgates.

A captação líquida (depósitos menos resgates) soma R$ 10,5 bilhões neste ano, até dia 14. Os dados são da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Apesar de terem escapado do movimento massivo de resgates, os fundos de previdência ofereceram retornos abaixo de índices de referência, na maior parte dos casos. É isso o que mostra estudo feito pela Quantum Finance, empresa de soluções para o mercado financeiro, a pedido do InfoMoney.

No caso de fundos de previdência do tipo renda fixa, as carteiras tiveram rentabilidade de 10,29% de janeiro até a última terça-feira (13), considerando a mediana dos resultados. Durante esse período, o retorno do CDI alcançou 11,65%.

Da mesma forma, fundos de previdência do tipo multimercado registraram ganhos de 7,61%, percentual inferior aos 11,65% do CDI. O número também ficou abaixo da média dos multimercados de gestão ativa no Brasil, medida pelo Índice de Hedge Funds Anbima (IHFA), que acumula um retorno de 12,44% até o último dia 13.

Fonte: InfoMoney (22/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".