quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

TIC: Conheça as 21 novidades que chegam ao iPhone no iOS 16.2 nos próximos dias



Nos próximos dias, a Apple está lançando a última atualização de 2022 para o sistema operacional do iPhone, o iOS 16.2.

E essa versão vem com algumas novidades interessantes, que foram aparecendo conforme a versão beta estava sendo testada.

Confira aqui uma lista organizada pelo Blog do iPhone com todas as novidades dessa nova versão. E apesar de focarmos aqui no iPhone, muitas das mesmas novidades também estão sendo incluídas no iPadOS 16.2 para iPad e macOS 13.1 Ventura para o Mac, também lançados ao mesmo tempo.

 1.  Freeform

O Freeform é um aplicativo novo para trabalhar colaborativamente com amigos ou colegas no Mac, iPad e iPhone. O que é desenhado/escrito em um dispositivo, aparece nos outros.

É como um quadro branco, que permite adicionar arquivos, imagens, adesivos e outros elementos mais. Ferramentas de desenho permitem que você esboce em qualquer lugar na tela com o seu dedo.

 2.  Apple Music Sing

Conforme já mostramos aqui, o Sing é uma nova maneira de cantar junto com milhões de suas músicas favoritas no Apple Music.

É praticamente um modo karaokê, em que se pode tirar os vocais de uma música e cantar junto.

 3.  Proteção Avançada de Dados para iCloud

Começando pelos Estados Unidos, essa nova opção expande o número total de categorias de dados do iCloud protegidas usando criptografia ponta-a-ponta para 23 — incluindo iCloud Backup, Notas e Fotos — protegendo as informações pessoais mesmo no caso de um vazamento de dados na nuvem.

 4.  Tela Sempre Ativa com menos informações

Novas configurações permitem que você desative o wallpaper ou as notificações quando a tela Always-On estiver ativada no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

 5.  Widget de Sono

Um novo widget de sono permite que você veja seus dados de sono mais recentes, diretamente na tela bloqueada.

 6.  Widget de Medicamentos

Um novo widget de Medicamentos permite que você acompanhe lembretes para tomar seus remédios, diretamente na tela bloqueada.

 7.  Game Center

O SharePlay para o Game Center, anunciado na WWDC, finalmente chega ao iPhone. Funciona em jogos multiplayer para que você possa jogar com outra pessoa em uma chamada FaceTime.

O novo widget Atividade permite que você veja na sua tela inicial o que seus amigos estão jogando e alcançando em jogos.

 8.  App Casa refeito do zero

O aplicativo Casa também foi todo refeito em uma nova arquitetura, para oferecer mais interatividade com dispositivos de outras marcas compatíveis com o padrão Matter.

De fato, já há fabricantes que prometeram incorporar seus dispositivos no Casa a partir do iOS 16.2.

 9.  Pesquisa aprimorada em mensagens

Na versão em inglês do iOS 16.2, a Apple promete uma pesquisa aprimorada na busca dentro do aplicativo iMessage. Ela permite buscar imagens que contenham cachorros, gatos e pessoas, apenas digitando a palavra.

Porém, em nossos testes com o sistema em português, não conseguimos fazer este recurso funcionar, o que nos faz pensar que por enquanto isso está limitado à versão de língua inglesa.

 10.  Limitação no AirDrop

O AirDrop agora reverte automaticamente para “Apenas Contatos” após 10 minutos para evitar solicitações indesejadas de recebimento de conteúdo.

 11.  Detecção de Acidente aprimorado

Depois dos falsos alarmes que a função Detecção de Acidente começou a causar em situações particulares, como um simples passeio de montanha-russa, por exemplo, o novo sistema traz a possibilidade de comunicar facilmente a Apple quando o recurso SOS disparar de forma não intencional.

 12.  Novo visual no app TV


O TV+ no aplicativo TV no iPhone ganha um visual bem similar a outros serviços de streaming, como Netflix e Prime Video. Agora alguns títulos ficarão com um grande destaque na tela.

 13.  Atualizações Mais Frequentes para Atividades ao Vivo

Quando você visualiza as configurações de um aplicativo nos Ajustes que seja compatível com a função Atividades ao Vivo, você encontra um botão de desligar e ligar o recurso. Mas no iOS 16.2, alguns podem apresentar um ajuste ainda maior.


Por enquanto isso começa com o app TV, mas outros apps podem oferecer isso a partir de agora.

 14.  Mostrar endereço IP em sites selecionados


Usuários do recurso Retransmissão Privada do iCloud poderão desativar temporariamente o serviço de esconder o próprio IP para um site específico no Safari.

 15.  Notificações antigas

Uma mudança significativa no iOS trouxe três visualizações de notificações diferentes na tela bloqueada: contagem, conjunto e lista. Não importa qual você escolha, você precisa deslizar para cima na tela para encontrar suas notificações menos recentes.

Mas quando você desliza para baixo a Central de Notificações a partir da tela inicial ou dentro de um aplicativo, há uma boa chance de você querer ver seus alertas novos e antigos imediatamente, todos ao mesmo tempo.

O iOS 16.2 reconhece essa necessidade e passa a permitir isso quando se usa a Central de Notificações.

 16.  Previsão do tempo por minuto


O iOS antes só mostrava as mudanças de medição por hora. Isso ainda se aplica aos gráficos de barras de precipitação, mas os outros (Temperatura, Índice UV, Vento, Umidade, Visibilidade e Pressão) agora mostram dados por minuto no iOS 16.2.

 17.  Cores gradientes CSS experimentais

Embora já estivesse disponível como uma configuração experimental do Safari desde o iOS 15.4, o iOS 16.2 finalmente ativa os Espaços de Cores de Interpolação de Gradiente CSS por padrão.


O engenheiro de aplicativos web Adam Argyle tem uma boa demonstração de como é e você pode experimentar. Nas imagens abaixo, você pode ver que nenhum espaço de cores gradiente aparece no iOS 16.1 (esquerda), mas aparece no iOS 16.2 (direita).

 18.  Apagar de forma rápida o histórico de busca

Uma mudança bastante discreta, mas que ajuda no dia a dia do usuário. No iOS 16.2 é possível apagar de uma só vez todo o histórico de busca feitas no Spotlight.

Nós falamos sobre isso com mais detalhes neste outro artigo.

 19.  Suporte ao projeto A.I. Stable Diffusion

O iOS 16.2 traz otimizações do Core ML para Stable Diffusion, o serviço de cria via inteligência artificial imagens com alto grau de detalhes. Com isso, essas imagens podem ser processadas diretamente no iPhone (também iPads e Macs com chips Apple Silicon), sem precisar realizar o processo em servidores externos.

 20.  Novo widget do app Bolsa


O app Bolsa ganha um terceiro widget que mostra apenas o gráfico de uma ação na tela bloqueada.

 21.  Alterações ao vivo em Notas

Agora, sempre que você estiver em uma nota compartilhada, você pode ver indicadores ao vivo à medida que outros participantes fazem alterações nela.

A Apple irá liberar a atualização nos próximos dias para todos os dispositivos compatíveis.

Fonte:  Blog do iPhone (11/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".