sábado, 10 de dezembro de 2022

Fundos de Pensão: Alta do Ibovespa em outubro impulsionou retorno das EFPC, mas incertezas continuam



Veja os rendimento de alguns fundos de pensão em outubro 

A maioria dos planos das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) registrou rentabilidade positiva em outubro. No Brasil, a Bolsa fechou o mês com alta significativa e o Ibovespa encerrou o período com valorização de 5,45%, influenciando no bom retorno das entidades. Um dos fatores responsáveis pelo desempenho do índice foi o fluxo de capital estrangeiro, positivo em mais de R$ 10 bilhões.

Segundo o relatório da Aditus, outubro ainda mantém as preocupações em relação ao cenário externo, em razão das incertezas quanto à atividade econômica das principais economias do mundo, a pressão inflacionária e a alta dos juros. Apesar disso, o MSCI World fechou positivo, refletindo os resultados publicados do fechamento do terceiro trimestre. Os resultados de novembro devem vir abaixo do mês anterior, pois o Ibovespa fechou com queda de 3,06%.

Confira a rentabilidade de algumas entidades em outubro:

Capital Prev

O Plano de Benefício Definido apresentou retorno positivo de 1,56% no mês, acima da sua meta atuarial de 0,88%. Já no acumulado do ano, o plano atingiu 8,89%. O Plano II da entidade também obteve rentabilidade superior à meta, de 1,43% contra 0,82%, acumulando 9,58% no ano.

Fachesf

O Plano CD – Benefício a Conceder registrou valorização de 1,54% com relação ao mês anterior. Considerando o desempenho acumulado no exercício de 2022, a valorização das cotas do plano é de 5,66%. Os segmentos de investimento com maior destaque na rentabilidade foram renda variável (7,07%) e exterior (1,70%).

Prevcom

Os planos de benefícios da entidade fecharam o mês com rentabilidade consolidada de 1,18%. O resultado corresponde a 115,70% do CDI, que ficou em 1,02% no período, e supera o objetivo de IPCA+4% de 0,92%. No acumulado de janeiro a outubro, a Prevcom aferiu rentabilidade de 7,84%.

Elos

O Plano Único CGTEE fechou o mês com rentabilidade de 1,78%, enquanto o Plano Elosprev CGT Eletrosul registrou retorno de 1,59% em outubro. O Plano BD – Elos/Eletrosul rendeu 1,44% e o Plano BD – Elos/Engie fechou em 0,84%.

Os perfis AI, AII, BI, BII e BIII do Plano CD Eletrosul obtiveram rentabilidade de 1,21%, 1,80%, 1,32%, 1,74% e 2,40%, respectivamente.

Sistel

Vide essa postagem.

Fonte: Abrapp e Aposentelecom (09/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".