sábado, 24 de dezembro de 2022

Revisão Aposentadoria INSS: Aposentados e pensionistas do INSS são vítimas no golpe da revisão da vida toda



Foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 1º de dezembro a revisão da vida toda para aposentados e pensionistas do INSS. A medida permite que os segurados usem as remunerações recebidas antes de 1994 no cálculo dos seus benefícios.

Até a data do julgamento, os cálculos das aposentadorias e pensões só poderiam ser feitos considerando os salários recebidos a partir de julho de 1994, quando entrou em vigor o Plano Real. Porém, a revisão da vida toda não é obrigatória para todos os segurados.

Os ministros do Supremo entenderam que, por não ser vantajosa para todos, a solicitação da revisão deve ser uma opção para aposentados e pensionistas. Aqueles que quiserem continuar recebendo o seguro calculado de acordo com a regra atual, terão esse direito.

A revisão da vida toda só favorece os trabalhadores que recebiam salários mais altos antes de julho de 1994. Ao solicitar o novo cálculo, o valor que recebem atualmente do INSS aumentará. Já aqueles que eram remunerados com um valor menor nessa época, terão a aposentadoria ou pensão diminuída caso peçam a revisão.

Golpe da revisão da vida toda

A mudança recente abriu espaço para um novo golpe que tem como vítimas os aposentados e pensionistas do INSS. A ação dos golpistas consiste em abordar os segurados solicitando dados e cobrando valores usando a revisão da vida toda como justificativa.

Fingindo ser atendentes do órgão previdenciário, os golpistas pedem cópias de documentos, endereço, números de telefone e até de benefício com a desculpa de ser uma solicitação necessária para a revisão. Em hipótese alguma as pessoas cadastradas no INSS devem conceder os seus dados a desconhecidos.

Os segurados devem ficar atentos: o INSS não entra em contato com aposentados e pensionistas para encaminhá-los no processo de revisão da vida toda e nem cobra qualquer valor ou taxa para atualizar o cálculo do benefício.

A revisão da vida toda só será feita se for solicitada pelo próprio beneficiário, que tem o poder de escolha sobre qual modalidade de cálculo é mais favorável para si.

Confira as recomendações da Justiça Federal publicadas pelo Comitê Executivo da Estratégia Nacional Integrada para Desjudicialização da Previdência Social:

“O Comitê orienta, também, a não repassarem a terceiros desconhecidos ou com quem não tenham relação de confiança informações ou dados pessoais, tais como senha de acesso ao ‘gov.br’, fotografias, cópias de documentos, números de documentos e de telefone ou de benefício, para o fim de obter a revisão de sua aposentadoria pela revisão da vida toda.”

Fonte: FDR (20/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".