sábado, 3 de junho de 2023

Fundos de Pensão: Governo cria grupo de trabalho para elaborar propostas de revisão da regulação dos fundos de pensão

 


Apesar do GT ter sido solicitado pelos participantes (Anapar), cada vez que se mexeu na normatização dos fundos de pensão no passado, piorou a situação dos participantesEsperamos que dessa vez seja diferente. 

Segundo decreto publicado nesta sexta-feira (2) no Diário Oficial da União (DOU), o grupo de Trabalho terá duração de até 180 dias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou grupo de trabalho para elaborar propostas de revisão de regulação do segmento fechado de previdência complementar, conhecidos fundos de pensão. 

O Decreto nº 11.543 vem, portanto, atender a uma demanda dos participantes e assistidos de fundos de pensão, que entendem a necessidade de revisão do marco legal do sistema, para atualizá-lo e fortalecer a previdência complementar fechada, com mais segurança jurídica e garantindo a proteção aos participantes e assistidos.

Segundo decreto publicado nesta sexta-feira (2) no Diário Oficial da União (DOU), o grupo de Trabalho terá duração de até 180 dias, prorrogável uma vez por igual período. O relatório final das atividades deverá ser encaminhado ao ministro de Estado da Previdência Social, Carlos Lupi, e ao Conselho Nacional de Previdência Complementar.  Relatório final das atividades deverá ser encaminhado ao ministro de Estado da Previdência Social, Carlos Lupi, e ao Conselho Nacional de Previdência Complementar. 

O grupo será composto por representantes dos ministérios da Previdência, Casa Civil, Fazenda e Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), responsável pela supervisão dos fundos de pensão. 

Também farão parte representantes da sociedade civil como Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp); Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar) e patrocinadores e instituidores.

Fonte: Valor e Anapar (02/06/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".