quinta-feira, 22 de junho de 2023

Planos de Saúde: Rede D’Or e Unimed Nacional interrompem acordo de atendimento de beneficiários

  


Atendimento será interrompido parcialmente em cinco hospitais (SP, DF, MA e BA) e de forma total em dois (Santo André e Osasco -SP)

Numa negociação que começou há alguns meses, a Rede D’Or e a Unimed Nacional decidiram descredenciar sete hospitais, sendo que em cinco deles a interrupção é parcial, a partir do dia 13 de julho.  

Com a medida, os usuários da Unimed Nacional deixam de ser atendidos nos hospitais Brasil (Santo André, SP) e Sino Brasileiro (Osasco, SP). E uma parcela dos clientes da cooperativa médica não terá mais acesso aos hospitais Aviccena (São Paulo), Santa Luzia e Santa Helena (ambos em Brasília), UDI (São Luís) e São Rafael (Salvador).   

Segundo o grupo hospitalar, a interrupção representa menos de 1% da receita líquida consolidada da companhia no primeiro trimestre. A Unimed Nacional informou que “o redimensionamento parcial do atendimento em alguns poucos hospitais da Rede D'Or São Luiz se deu em comum acordo entre as partes.”  

De acordo com o J.P. Morgan, a medida não é relevante para o grupo hospitalar. “No geral, não vemos esse movimento como um divisor de águas, pois impacta menos de 1% das vendas de acordo com os registros da empresa. Ainda assim, ressalta o foco da Rede D’Or na descontinuação de acordos prováveis de baixa lucratividade, reduzindo a exposição a pagadores que representam maior risco de inadimplência”, informa trecho de relatório do banco.  

Diante do aumento na taxa de sinistralidade, em especial, do ano passado para cá, as operadoras de planos de saúde estão revendo seus contratos com prestadores de serviço, promovendo trocas de hospitais, laboratórios e clínicas médicas.  

Essa interrupção é muito diferente do que ocorreu entre Rede D’Or e Amil em 2019, quando a operadora de planos de saúde descredenciou vários hospitais no Rio. Na época, a Amil perdeu vários clientes insatisfeitos com a falta de opções de hospitais na cidade. A relação entre D’Or e Amil só foi restabelecida dois anos depois.   

“Mudanças e reorganizações fazem parte de um processo contínuo e são acordadas entre as empresas envolvidas. As parcerias com a Rede D'Or São Luiz em outras iniciativas continuam”, informa a Unimed Nacional, que tem cerca de 2 milhões de beneficiários no país. Em 2022, sua receita somou R$ 6,6 bilhões, com custos médicos de R$ 5,8 bilhões, implicando uma taxa de sinistralidade de 88%.

Fonte: Valor (20/06/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".