sexta-feira, 2 de junho de 2023

TIC: Governo terá programa nacional para conectar todas escolas públicas com FUST, FINEP e BNDES


Vem aí o novo plano de banda larga nas escolas públicas 

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, Lula vai em breve anunciar um plano para conectar as ainda não conectadas e aumentar a velocidade nas demais. Como explicou a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, haverá uma junção de recursos do FUST, Finep, orçamentos ministeriais e BNDES para bancar o programa. 

“A pauta da conectividade das escolas é prioritária. O presidente quer lançar em breve um grande programa nacional de conectividade nas escolas, para que a gente possa conectar 100% das escolas públicas do país. São mais de 138 mil escolas”, afirmou o ministro nesta terça, 30/5, durante a abertura do Fórum da Internet Brasil, o FIB 13, realizado em Uberlândia (MG). 

“Muitas [escolas] são conectadas, mas a maioria não tem velocidade suficiente para ofertar o que faz diferença na vida dos alunos, uma velocidade adequada por aluno. Estamos estabelecendo critérios para levar conectividade para as cerca de 10 mil unidades que não têm. E algumas nem energia elétrica – e há uma parceria com o Ministério de Minas e Energia para isso. E também atuando nas outras unidades onde vamos aumentar a velocidade e de forma transversal, olhando para o país e buscando parceria com todos os ministérios”, emendou Juscelino Filho. 

Segundo explicou a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também presente à abertura da FIB 13, esse programa é uma reunião de esforços e recursos. "Quando o ministro Juscelino junta o FUST, com o orçamento dele, e a gente junta o orçamento discricionário do MCTI e com a Finep, e vamos ainda buscar o primo mais rico, [Aloizio] Mercadante no BNDES, e vamos fazer um grande fundão para esse programa que Juscelino acaba de se referir. A agenda da transformação digital é imperativa, precisa acontecer”, disse a ministra. 

“Se uma das principais mazelas deste país é a desigualdade, ela aumentará um fosso gigantesco exatamente por conta da era digital. E não podemos permitir que essa desigualdade se aprofunde. Na Finep estamos batizando de Conecta e Educa, mas pode ser qualquer nome. O que importa é que vamos fazer uma junção de esforços numa perspectiva de garantir a conexão na altura em que ela é necessária para a formação”, completou Luciana Santos. 

Fonte: Convergência Digital (30/05/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".