Hoje com notícias da Amazon, Uber e Instagram
A FTC, órgão de regulação comercial dos Estados Unidos, acusa a Amazon de manipular e enganar milhões de clientes para assinarem o serviço Amazon Prime sem o seu consentimento, e dificultar tentativas de cancelamento da inscrição. Em um processo aberto ontem contra a gigante do varejo, a FTC afirma que a companhia adota interfaces manipulativas e coercivas, conhecidas como “dark patterns” para confundir os usuários a se inscreverem em assinaturas que se renovam automaticamente. O Amazon Prime, que atualmente conta com 200 milhões de membros no mundo, é uma assinatura que dá direito a vários benefícios, entre eles frete grátis e acesso ao streaming Prime Video. A Amazon disse que são falsas as acusações da agência americana. (Época Negócios)
O Uber realizou ontem uma grande demissão nos Estados Unidos. Foram 200 funcionários demitidos, cerca 35% da equipe de recrutamento da empresa — mas 1% do total de colaboradores. A companhia de mobilidade conta com mais de 32 mil empregados ao redor do mundo. Essa não é a primeira demissão em massa do Uber neste ano. Os cortes anteriores, que também envolveram as operações de entrega de comida, somadas às de ontem, representam a dispensa de 3% no número de funcionários em 2023. Já a Lyft, concorrente do Uber, demitiu mais de 30% do seu quadro nos últimos meses. (Estadão)
E o Instagram vai permitir que usuários baixem reels para compartilhar os vídeos em outros locais, como aplicativos de mensagens. A opção, semelhante ao recurso já disponível no TikTok, estará disponível em perfis públicos e poderá ser desativada pelo usuário. A novidade chega primeiro nos Estados Unidos. (Núcleo Jornalismo)
Fonte: Canal do Meio (22/06/2023)
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