sexta-feira, 2 de junho de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do Twitter, Instagram, Google, Apple e ViaSat

O Twitter vai ajudar o usuário a identificar mais facilmente uma foto produzida por inteligência artificial (IA). O objetivo é expandir seu programa de verificação de fatos para imagens - em especial as geradas por IA, como a que mostrou, na semana passada, o próprio dono da rede, Elon Musk, beijando uma mulher robô. A novidade vai ampliar o recurso Community Notes (Notas da Comunidade) para uso também em imagens compartilhadas em tweets. O mecanismo basicamente insere uma nota explicativa ao lado de uma imagem, quando um colaborador marca o conteúdo como enganoso. A partir daí, a plataforma vai inserir a mesma nota em todos os tweets com a imagem. Por enquanto, a atualização está em fase de testes. (Época Negócios)

O Instagram começou a liberar a inclusão de música no perfil dos usuários. O recurso, em desenvolvimento desde o ano passado, já aparece em alguns usuários e pode ser adicionado de maneira simples, por meio da opção de editar perfil. O Instagram, no entanto, só toca a música se você tocar sobre o botão de “play” ao acessar o perfil.(Canaltech)

E o Google encerrou o suporte para a primeira versão do Chromecast, dispositivo que transforma TVs comuns em SmartTVs com acesso a apps diversos. O anúncio alerta que os usuários “podem notar uma piora no desempenho”, ou seja, o produto não terá mais atualizações de segurança e de software. Apesar disso, há algum tempo o dispositivo já não vinha recebendo atualizações. Lançado em 2013, o Chromecast 1ª geração chegou ao Brasil no ano seguinte por quase R$ 200. (Gizmodo)

A Apple pode lançar em breve novos computadores de mesa voltados para profissionais como editores de vídeo ou designers gráficos. Segundo a Bloomberg, a empresa está testando dois novos Macs de última geração. Uma das máquinas terá um chip M2 Ultra que substituiria o modelo usado no Mac Studio, anunciado em março de 2022.

Viasat conclui a compra da Inmarsat. Negócios internacionais da Viasat passam a ser administrados de Londres, onde ficava a sede da adquirida Inrmasat.

Fonte: Canal do Meio, Bloomberg e Tele.Síntese (01/06/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".