terça-feira, 20 de junho de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do Google, Neuralink, Virgin Galactic e Intel

O Google está de olho na popularidade do ChatGPT não só em seus negócios, mas no dia a dia dos funcionários. A companhia fez um alerta aos seus profissionais quanto ao uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) gerativa. A gigante aconselhou que não sejam inseridas informações confidenciais ou sensíveis em chatbots. A atenção deve ser estendida até mesmo ao Bard, ferramenta do próprio Google. Outras grandes empresas, como Samsung, Amazon e Deutsche Bank, criaram métodos de proteção para as ferramentas de inteligência artificial e até proibiram seus funcionários de utilizar a ferramenta, a fim de evitar o vazamento de informações internas. (Estadão)

A startup de chips cerebrais Neuralink deve iniciar seu primeiro teste em humanos este ano. O anúncio foi feito na sexta-feira pelo bilionário Elon Musk, durante discurso no evento VivaTech, em Paris. O cofundador da Neuralink disse que a empresa planeja fazer o implante em um paciente tetraplégico ou paraplégico. A startup do bilionário recebeu no mês passado a aprovação da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para o primeiro ensaio clínico. (UOL)

A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou as primeiras viagens comerciais ao espaço. Os voos devem acontecer entre 27 e 30 de junho, e no início de agosto. Segundo a empresa, a viagem levará três integrantes da Força Aérea e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, que vão conduzir uma pesquisa sobre microgravidade durante o voo, e o objetivo é que mais missões aconteçam todos os meses. Em 2021, a companhia realizou voos suborbitais com o bilionário Richard Branson, dono da marca. (g1)

Corrida dos chips. A Intel vai construir uma nova fábrica em Israel para diversificar suas fontes de produção de chips além da Ásia. O acordo preliminar anunciado pelo primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, não trouxe detalhes sobre o plano de expansão, que poderia chegar a US$25 bilhões. A Intel e o governo alemão também anunciam hoje um subsídio de quase US$11 bilhões para uma fábrica no país.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (19/06/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".