terça-feira, 6 de junho de 2023

Idosos: Cientista diz ter aumentado sua expectativa de vida em 20% após 93 dias debaixo d'água

 


Ele também afirma que tem até 10 vezes mais células-tronco em comparação com antes do experimento

O cientista Joseph Dituri, de 55 anos, afirmou ao portal Daily Mail que aumentou a sua expectativa de vida em 20% após passar 93 dias debaixo d'água. Ele está há submerso em um abrigo situado no fundo de uma lagoa de 9,1 metros de profundidade em Key Largo, na Flórida (EUA). 

Ao contrário de um submarino, o abrigo aquático não usa tecnologia para se ajustar ao aumento da pressão debaixo d'água. O cientista utilizou o ambiente pressurizado para estudar os efeitos de longo prazo da pressão extrema no corpo humano, semelhante ao que os astronautas podem experimentar durante viagens espaciais.

Ele afirmou que testes realizados em seu corpo mostraram que seus telômeros, compostos localizados nas extremidades dos cromossomos que encurtam com a idade, estavam 20% mais longos após a estadia subaquática.

Além disso, disse que tinha até 10 vezes mais células-tronco em comparação com antes do experimento, seus marcadores inflamatórios diminuíram pela metade e o colesterol caiu 72 pontos.

Rotina 

Dituri, que também atende pelo apelido de "Dr. Deep Sea", come refeições ricas em proteínas, de ovos e salmão, preparadas no micro-ondas. Ele também mantém uma rotina de exercícios com faixas de resistência e flexões diárias, além de ter o costume de tirar uma hora de soneca por dia. 

Parte de divulgação da missão do professor inclui a realização de aulas online e entrevistas transmitidas de seu estúdio digital no fundo do mar. Desde de que foi para dentro do abrigo, alcançou mais de 2.500 alunos por meio de aulas pela web em ciências marinhas e cursos regulares de engenharia biomédica pela Universidade do Sul da Flórida.

O recorde anterior, de 73 dias, duas horas e 34 minutos embaixo d'água, havia sido estabelecido por dois professores do Tennessee – Bruce Cantrell e Jessica Fain – no mesmo local em 2014.

Ele planeja ficar no abrigo até 9 de junho, quando chegar aos 100 dias e completar uma missão subaquática chamada Projeto Netuno 100.

Fonte: Terra (01/06/2023)

Nota da Redação: Não tentem imitá-lo pois pode ser perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".