quarta-feira, 1 de abril de 2020

TIC: BTG Pactual aponta oportunidade para teles com expansão da internet via fibra óptica



Ao final de 2019, as conexões de banda larga com tecnologias de fibra óptica cresceram 64% na comparação com 2018

O BTG Pactual afirmou que a conexão de banda larga de alta velocidade é o serviço de telecomunicações que mais cresce no Brasil, destacando que ao final de 2019, as conexões de banda larga com tecnologias de fibra óptica cresceram 64% na comparação com 2018, com boas oportunidades para Vivo e Oi.

Somente as tecnologias de fibra óptica (FTTH) e fibra híbrida coaxial (HFC) podem fornecer com segurança conexões de banda larga de alta velocidade. As conexões DSL (por linha telefônica) baseadas em cobre estão perdendo terreno rapidamente, enquanto fibra para casa vem ganhando espaço mesmo contra o HFC.

O relatório elaborado pelos analistas Carlos Sequeira e Osni Carfi mostra que a tecnologia de fibra óptica representava 19% de todas as conexões de banda larga no Brasil no final de 2019, aumento de 11 pontos percentuais de participação ante 2018. As conexões DSL baseadas em cobre diminuíram para 29% (queda de 10 pontos percentuais).
A Vivo é a operadora de fibra (FTTH) número 1 do país, terminando 2019 com penetração de 22,5% e planos para aumentar para 25% em 2020. A Claro lidera o segmento de alta velocidade com 44% de participação, mas com a tecnologia HFC (fibra híbrida coaxial).

A Oi, na visão dos analistas, surpreendeu e terminou 2019 com uma taxa de 15,2% e grande expansão da tecnologia, aumentando 3,8 vezes o que tinha em 2018. Até o final de 2021, as vendas de internet por fibra da Oi poderão corresponder a 60% de seus negócios residenciais.
O relatório cita dados da Anatel sobre a existência de 8,8 milhões de conexões DSL no Brasil, a maioria delas operada pela Vivo ou Oi, e destaca que o fator positivo para as duas companhias é que ambas estão implementando massivamente a fibra no país.

Fonte: Valor Investe (31/03/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".