Avanço na tecnologia permite que maior parte da equipe técnica da Globo faça a produção remota
A tecnologia de transmissão de imagens evolui a cada Copa do Mundo permitindo, por exemplo, que a vitória do Brasil por 4 a 1 contra a Coreia do Sul, ontem, fosse acompanhada em alta resolução, com opção de som imersivo e diferentes ângulos para rever os lances do melhor placar da seleção no mundial de futebol, até agora.
Para a Globo, que tem exclusividade na transmissão da Copa do Mundo na TV aberta e por assinatura, o avanço da transmissão por rede de fibra óptica, no lugar de um sinal via satélite, permitiu otimizar os recursos técnicos, diz Paulo Rabello, diretor do Hub de Operações de Conteúdo da Globo.
“O satélite, no passado, limitava a quantidade de sinais que trazíamos do local do evento para o Brasil”, explica Rabello. “A tecnologia de codificação de sinais permitiu que vários sinais possam ser direcionados ao Brasil com boa qualidade e baixa latência através de links por fibra ótica”, compara.
O avanço na tecnologia também permite que a maior parte da equipe técnica da emissora fique no Brasil, fazendo a produção de forma remota. “Temos uma equipe robusta trabalhando nos bastidores das transmissões do Mundial no Brasil e uma parte da equipe no Catar”.
Até o fim da Copa serão mais de 300 horas de cobertura do evento pela Globo considerando a TV aberta, os canais por assinatura SporTV e o serviço de “streaming” Globoplay, com resolução 4k, de ultra-alta definição.
A qualidade de som também melhorou. Para a área de cobertura da TV Globo na cidade de São Paulo, todos os jogos da Copa são transmitidos no padrão Dolby Atmos, que permite uma experiência de áudio imersiva para o usuário que tem o acessório “sound bar” ou modelos mais recentes de TV, que seguem o padrão de áudio.
O Globoplay investiu nos últimos meses na ampliação da área de cobertura do sinal “simulcast” (abreviação de “ transmissão simultânea”, em inglês), que permite assistir à programação ao vivo da TV Globo e de suas afiliadas via “streaming”. Isso dá “a todos os brasileiros mais uma opção de assistir à competição gratuitamente, de onde estiverem”, diz Rabello. “Simulcast” refere-se à transmissão simultânea de um programa em dois canais, por meio de softwares específicos.
Conhecido na indústria da televisão, o “simulcast” passou a incorporar transmissões ao vivo para várias plataformas, via internet.
Uma das novidades para assinantes do pacote Globoplay + Mais Canais é a função de câmeras multiângulo, que permite ao usuário escolher por qual câmera assistir a lances decisivos e polêmicos das partidas, explica Joana Thimoteo, diretora de Eventos do Esporte. Segundo ela, os assinantes da plataforma ainda têm acesso, sob demanda, a compactos de 50 minutos de todas as partidas, às íntegras das cerimônias e aos programas e conteúdos especiais do Sportv.
“Para atingir um público mais jovem, o Globoplay promove uma vez por dia uma transmissão alternativa sob o comando de Tiago Leifert, exibindo um total de 22 jogos, com uma linguagem leve e descontraída”, diz Thimoteo. As transmissões conduzidas por Leifert estão abertas a não-assinantes inscritos na plataforma e serão exibidas também no Sportv2 e no site ge (Globo Esporte).
A audiência jovem também é o foco do YouTube em sua primeira transmissão de uma Copa do Mundo. “Buscamos trazer jogadores e comentaristas conhecidos da TV como uma forma de conectar audiências de diferentes gerações”, diz Victor Machado, gerente de parcerias para esportes do YouTube Brasil. Entre os convidados do canal CazéTV, criado para a Copa e comandado pelo jornalista Casimiro Miguel Ferreira (o Cazé), estão ex-jogadores como Denílson, Juninho Pernambucano e Júnior Baiano.
Ontem, CazéTV bateu recorde de audiência do YouTube no Brasil, com 5,3 milhões de visualizações simultâneas no primeiro tempo do jogo Brasil x Coreia do Sul.
Além do YouTube, as transmissões de jogos com Ferreira, o Cazé, estão na plataforma de “streaming” de jogos eletrônicos Twitch. Ambas as produções estão a cargo da Live Mode, que trabalha com instituições esportivas e plataformas digitais. A empresa foi selecionada pela Fifa para explorar os direitos digitais em 22 jogos da Copa nas redes sociais de Ferreira e a transmissão dos 64 jogos da competição no FIFA+, novo aplicativo de “streaming” gratuito da Fifa.
Fonte: Valor (06/12/2022)
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