terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Fundos de Pensão: 12 entidades dos participantes de planos da Vivest (elétricas SP) repudiam perseguição contra conselheiros eleitos por divulgarem informações aos participantes e assistidos



Entidades enviaram cartas à Vivest, em 29 de novembro de 2022, em repúdio à perseguição patrocinada contra os conselheiros deliberativos representantes dos participantes assistidos e ativos

Tomamos conhecimento de que por iniciativa dos representantes das empresas patrocinadoras dos planos previdenciários na Vivest (antiga Fundação CESP), foi solicitada a instauração de uma Comissão Disciplinar para cujo objetivo é o de investigar e punir o Conselheiro Representante dos participantes dos planos, Sr. Luciano Cardoso, responsabilizando-o pela divulgação da proposta de alteração no Estatuto Social vigente desta Fundação, no meio eletrônico denominado “Jornal dos Conselheiros” publicado pelo SINERGIA-CUT de Campinas-SP.

Dá-se a interpretação de que para os representantes patronais, representantes dos participantes e assistidos da VIVEST não deveriam ter sido avisados da proposta de novo Estatuto, por se tratar de uma “matéria secreta”. 

É evidente que essa informação não é sigilosa muito menos confidencial. Também que os membros participantes e os aposentados da VIVEST, têm o direito de conhecer as propostas que lhe retiram poder de decisão sobre os seus benefícios de previdência complementar. A divulgação em questão não traz prejuízo algum à VIVEST. Muito pelo contrário, reza na prática da transparência e da boa governança corporativa, principalmente com seus beneficiários, evitando assim que os trabalhadores sofram quaisquer prejuízos. Destacando da responsabilidade civil destes membros nestes espaços conquistado pela categoria no limiar da privatização do setor elétrico paulista.

Lamentavelmente, o pedido foi aceito pelo Conselho Deliberativo da Fundação.

Não satisfeitos de ter a maioria na Assembleia Geral da Fundação e o voto de desempate no Conselho Deliberativo, os representantes patronais querem promover alterações no Estatuto que permite a extinção dos Comitês Gestores dos planos de benefícios e, assim permitir que as empresas troquem as regras dos benefícios de forma unilateral.

Desta forma e cientes do caráter indefensável de sua proposta, os conselheiros patronais tentam impedir que os participantes dos planos de previdência da VIVEST tomem conhecimento das alterações propostas.

O que está em jogo é o futuro da VIVEST e, consequentemente o futuro das trabalhadoras e trabalhadores ativos, assistidos e pensionistas, ameaçados por estas e outras tentativas de cada vez mais proporcionar vantagens para as empresas que tem muito interesse nos recursos bilionários dos Planos de Benefícios da VIVEST, usando de manobras para impedir a defesa dos representados.

A democracia e a transparência fazem parte da práxis dos Conselheiros diretamente eleitos pelos participantes dos planos. Por isto, tentam amordaçar os conselheiros eleitos para que os trabalhadores saibam das maldades apenas após o fato consumado.

O ataque ao conselheiro Sr. Luciano Cardoso não é um fato isolado, mas um ato de uma estratégia maior, que por meio da intimidação, visa obter a omissão dos representantes dos trabalhadores na defesa dos interesses dos participantes e assistidos.

Portanto, solicitamos a imediata reconsideração deste feito, permitindo que seja exercido o cargo do representante eleito na sua plenitude liturgia do mesmo.

REPUDIAMOS A MEDIDA DA VIVEST CONTRA OS CONSELHEIROS DOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS, IMPEDINDO QUE ELES EXERÇAM O TRABALHO DE REPRESENTAÇÃO DE QUEM OS ELEGEU.

NOS SOLIDARIZAMOS COM O CONSELHEIRO LUCIANO CARDOSO, PERSEGUIDO INJUSTAMENTE.

CONVOCAMOS TODOS OS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS PARA SE MANIFESTAREM CONTRA OS DESMANDOS DA VIVEST

Atenciosamente,

  1. Sinergia CUT – Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo
  2. Sinergia Campinas – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Campinas
  3. Sinergia Araraquara – Sindicato dos Trabalhadores Serv. Fiação, Tração, Luz e Força de Araraquara
  4. Sinergia São José do Rio Preto – Sindicato dos Empregados em Geração, Transmissão e Distribuição de Eletricidade de São José do Rio Preto
  5. Sinergia Mococa – Sindicato dos Empregados nas Empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de Mococa
  6. Sinergia Prudente – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Hidrelétrica de Presidente Prudente e Região
  7. Sinergia Sindergel – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Itanhaém, Bertioga, Guarujá, Litoral Sul e Vale do Ribeira.
  8. Sindicato dos Trabalhadores na Geração, Transmissão e Distribuição de Bauru
  9. Sindicato dos Trabalhadores na Geração, Transmissão e Distribuição de Ribeirão Preto
  10. SEESP – Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
  11. Instituto Adecon
  12. Sintius – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Santos, Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira
Fonte: Sinergia SP CUT (01/12/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".