Hoje com notícias sobre M2M, 5G, Oi e mais destaques da semana
- O Brasil ocupava a 4ª colocação em M2M entre os países da OCDE em 2022, atrás dos Estados Unidos, Alemanha e Japão. Já em densidade (M2M/100 hab.) ocupava a 24ª posição entre 34 países, com 19 M2M/100 hab., o que mostra que há muito espaço para crescer.
- O que é M2M? Como o nome indica, Machine to Machine é a tecnologia de comunicação entre máquinas, sem nenhuma assistência manual ou interferência humana. A proposta é simples, mas tem implicações revolucionárias.
- O Brasil atingiu a marca de 42 milhões de M2M em out/23, sendo 20,9 milhões para IoT e o restante para máquinas de cartão de crédito.
- A tendência maior de crescimento é do M2M para IoT, segmento em que as MVNOs possuem cerca de 20% de market share.
- A G+D é a mais nova MVNO a entrar neste mercado, tendo como habilitadora a Surf Telecom. Ela pretende oferecer conectividade para seus clientes.
5G
- A Ligga irá instalar uma rede privativa 5G no Centro Universitário Santa Cruz, em Curitiba.
- A Winity venceu a licitação para explorar rede 4G, 5G, WiFi e de fibra nos túneis e estações do Metrô de São Paulo.
- As deliberações finais da Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRC 2023) terão uma nota de rodapé prevendo a possibilidade de divisão da faixa de 6 GHz entre IMT (5G) e uso não-licenciado (WiFi), na proporção de 700 MHz/500 MHz, como desejava a Anatel.
Oi
- A Oi pretende realizar a assembleia geral de credores para votar o novo plano de recuperação judicial até fevereiro de 2024.
- Anatel autorizou a Oi a usar o dinheiro obtido com a venda de torres de telefonia fixa para quitar compromissos com fornecedores da concessões do STFC.
- A ação ON da Oi apresentou perda de 3,0% na semana e a PN ganho de 1,2%. O Ibovespa ganhou 2,4%.
- A ação ON da Oi apresenta perda de 61,8% no acumulado do ano e a PN de 67,3%.
Mais destaques
- O Conselho Diretor da Anatel aceitou o pedido da Winity para poder fixar preços diferentes das ORPAs criadas como remédio à venda da Oi Móvel, mas manteve as demais condições para aprovar o acordo com a Vivo.
- Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, vai assumir posto semelhante na matriz (TIM na Itália).
- O MCom repassou para o BNDES R$ 28,5 milhões de recursos do FUST para serem aplicados em projetos na modalidade não reembolsável.
- A Anatel encerrou formalmente o leilão de frequência de 1,9GHz-2,5 GHz realizado em 2015 revogando parcialmente a licitação.
Fonte: Blog Teleco e Eduardo Tude (17/12/2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".