sábado, 16 de dezembro de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Meta, Microsoft e Anatel

A Meta anunciou ontem a chegada do Threads na União Europeia. O lançamento acontece meses após a estreia do microblog, em julho, em mais de 100 países. O concorrente do Twitter agora está disponível para mais de 448 milhões de pessoas e com novos recursos, como a navegação sem a necessidade de um perfil. O atraso do serviço na UE está relacionado à aprovação da Lei de Mercados Digitais, que regula as grandes empresas de tecnologia no bloco. A intensa coleta de dados praticada pelo app não estava de acordo com a legislação, o que despertaria preocupações de autoridades regulatórias. (The Verge)

A Microsoft lançou seu novo pequeno modelo de linguagem (SLM, em inglês), o Phi-2, capaz de superar ferramentas até 25 vezes maiores em testes de desempenho. O Phi-2 é diferente dos grandes modelos de linguagens (LLM) por utilizar uma quantidade menor de parâmetros, mas tem um processamento de dados mais leve e mais eficiente do que o Llama-2, da Meta, conseguindo superar até mesmo o Gemini, o mais avançado do Google. Segundo a companhia, o modelo faz associação de palavras para gerar conteúdo, como o ChatGPT. A ferramenta foi desenvolvida apenas para pesquisadores. (Tecmundo)

Um novo balanço divulgado ontem mostra que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já bloqueou 3,9 mil servidores clandestinos de TV boxes em 52 operações neste ano. É crime ter um aparelho não homologado, que dá ao usuário acesso ao conteúdo de TV por assinatura sem pagar, de forma ilegal. A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura estima que o impacto da pirataria na TV paga chegue a R$ 15 bilhões por ano. A Anatel avaliaque de 5 a 7 milhões de aparelhos ilegais estejam em uso no Brasil. (g1)

Fonte: Canal do Meio (15/12/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".