Hoje com notícias do 5G, banda larga fixa, Oi e mais destaques da semana
- A Vivo (37,7%) superou a Claro (37,4%) em out/23 e assumiu a liderança em market share de celulares 5G, mas Claro e TIM estão mais avançadas na conversão de sua base para 5G.
- O Brasil terminou o mês de outubro com 17,6 milhões de celulares 5G e deve terminar o ano com mais de 20 milhões.
- O Conselho da Anatel pode julgar o pedido de reconsideração da Winity com relação ao acordo Winity-Vivo esta semana. O presidente da Anatel negou o pedido de efeito suspensivo das obrigações enquanto se julga o pedido.
- Existiam 1.279 redes privativas no mundo no 3T23, segundo critérios adotados pela GSA. Destas, 23,5% eram 5G, 21,3% 4G/5G e 53,2% 4G. Este número está subestimado devido principalmente a redes militares de segurança e a milhares de redes que usam “slicing “na China.
- A AT&T pretende liderar a implantação de Open RAN nos EU. Para isto anunciou um investimento de até US$ 14 bilhões em uma parceria de cinco anos com a Ericsson, que envolve a retirada da Nokia da sua rede de acesso rádio (RAN). O Capex anual da AT&T é de cerca de US$ 22 bilhões. A AT&T parece estar seguindo o caminho da Verizon, que adotou a Cloud RAN.
BL Fixa
A pesquisa TIC Provedores estimou que existiam 11.630 provedores de internet em 2022, sendo que:
- 3% delas começou a prestar o serviço em 2022
- 40% atuavam em apenas um município e 42% em 2 a 5 municípios.
- 19% ofereciam velocidade mínima acima de 100 Mbps
- 13% ofereciam velocidade máxima acima de 1 Gbps.
- 37% participavam de algum ponto de troca de tráfego (PTT)
- 64% com capacidade para IPv6
A Brasil TecPar anunciou a aquisição da JustWeb e a Megatelecom da InterNexa Brasil.
Oi
- A Oi Soluções venceu a disputa para ser o fornecedor de conectividade para os órgãos do Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com a empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI).
- A Oi vai descontinuar a sua oferta de streaming através do Oi Play.
- A ação ON da Oi apresentou ganho de 1,5% na semana e a PN perda de 1,8%. O Ibovespa perdeu 0,9%.
- A ação ON da Oi apresentou perda de 60,6% no acumulado do ano e a PN de 67,6%.
Mais destaques
- O PIB de serviços de informação (inclui Telecom) cresceu 1% no 3T23, em relação ao trimestre anterior, mais que o PIB Brasil (0,1%) nesta comparação.
- A indústria de Telecom apresentou uma queda de 21% no faturamento em 2023 em relação a 2022.
- Foram vendidos 33 milhões de telefones celulares em 2023, com queda de 14% em relação a 2022. Uma das causas é a entrada de aparelhos contrabandeados via Paraguai, que que já representam 21% do mercado. (Abinee).
- A Anfavea informou que existem 2,3 milhões de veículos em circulação com conectividade móvel no Brasil, sendo 1,2 milhão com assinaturas ativas pelas montadoras.
- A SoftBank adquiriu 51% da Cubic Telecom, empresa global especializada em soluções de conectividade para IoT e que no Brasil atua como MVNO autorizada da TIM.
Fonte: Blog Teleco e Eduardo Tude (10/12/2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".