quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Aposentadoria: O que era um programa para aposentados viajarem virou pacote de promoções duvidosas

 


Azul, Gol e Latam definem lotes de passagens com limite máximo de preço para 2024

As três principais companhias aéreas do país — Azul, Gol e Latam — anunciaram nesta segunda-feira (18) um conjunto de medidas para estimular a redução do preço das passagens no Brasil. A iniciativa faz parte da primeira etapa do plano de universalização do transporte aéreo, anunciado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelos presidentes das empresas.

As três companhias se comprometeram a estabelecer um número de bilhetes por ano a serem submetidos a um valor máximo, uma espécie de preço-teto.

A Azul Linhas Áreas se comprometeu a ofertar 10 milhões de passagens ao preço de até R$ 799, para quem comprar com antecedência. A medida vale a partir de 2024. Este volume de passagens equivale a um terço de todos os assentos ofertados pela empresa em 2023, cerca de 30 milhões. Quem pagar mais caro, por comprar em cima da hora de viajar, também vai poder fazer a marcação do assento e ter direito ainda à bagagem de graça.

O presidente da Azul, John Rodgerson, afirma que os preços das passagens se mantêm altos no país em razão do custo dos combustíveis e juros elevados. Ele se queixou do fato das companhias aéreas no Brasil não terem contado com oferta de crédito diferenciada.

Os presidentes da Gol Linhas Aéreas, Celso Ferrer, e da Latam Airlines Brasil, Jerome Cadier, também reforçaram o discurso do principal executivo da Azul sobre as razões dos preços elevados no setor.

No caso da Gol, Ferrer informou que serão disponibilizados 15 milhões de passagens aéreas com o preço de até R$ 699. Segundo ele, até setembro, último dado público divulgado, a companhia transportou 23 milhões de pessoas. O executivo da companhia também se comprometeu a dar desconto para quando um passageiro for surpreendido com o falecimento de um familiar próximo.

Para o executivo da Gol, a lógica de “quanto mais cedo comprar, melhor” ainda permanece. Segundo ele, quem precisar comprar o bilhete em cima da hora e com preço mais alto terá preferência na remarcação do bilhete e despacho gratuito da bagagem. Quem pagar por um deslocamento ao custo e acima de R$ 2 mil terá direito a remarcação.

Cadier, da Latam, afirmou que a companhia irá lançar uma “campanha educativa” para saber como aproveitar as promoções. “As pessoas ainda não sabem comprar passagens no Brasil”, afirmou. “Quando a gente tem pessoas que compram da melhor forma possível, elas conseguem comprar com o preço mais baixo”, afirmou.

Outra iniciativa da Latam será ajudar as pessoas a acompanharem voos ofertados a cada semana ao valor de R$ 199, quando a companhia tem um destino como foco. Isso vai acontecer toda semana.

A Latam também vai alterar as regras dos planos de fidelidade, que permite a compra de passagens por meio de pontos acumulados no cartão de crédito ou na própria compra de passagens com a empresa. Segundo o presidente da companhia, pontos que venceriam no segundo semestre de 2023 foram postergados para 2024. Além disso, a validade dos pontos deixa de ser de dois anos e, no caso daqueles relacionados à compra de passagens da empresa, deixará de ter validade. “Eles não caducam”, afirmou.

A companhia vai ofertar no ano que vem 10 mil assentos a mais todos os dias. “Serão mais de 3 milhões de assentos além do que a gente já coloca hoje”, disse o presidente. “Isso naturalmente vai pressionar os preços para baixo”, acrescentou, afirmando que a Latam “aposta no mercado brasileiro”.

Segundo Cadier, mais de um terço dos bilhetes comercializados pela empresa estão com o valor menor que R$ 300. “É mais barato, às vezes, do que o preço do táxi”, afirmou.

Fonte: Valor (18/12.2023)

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