Hoje com notícias sobre o Celular Seguro, X, OpenAI, Adobe, IBM e Apple
O governo federal lança hoje o aplicativo Celular Seguro, que bloqueia o telefone roubado ou furtado assim que o usuário tiver acesso a outro aparelho. Para utilizar o serviço, é necessário baixar o aplicativo, realizar um cadastro utilizando a conta gov.br e registrar a ocorrência. Também será possível cadastrar uma pessoa de confiança, que poderá fazer o bloqueio por conta própria. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 1 milhão de celulares foram roubados ou furtados no país em 2022. (g1)
A União Europeia abriu uma investigação formal contra o X para averiguar se a plataforma propagou conteúdos ilegais relacionados à guerra entre Israel e Hamas, assim como a eficácia de suas medidas para combater a disseminação de fake news. Essa é a segunda investigação aberta pela UE contra o X. Em outubro, reguladores levantaram diversas preocupações sobre desinformação no microblog após o início do conflito no Oriente Médio. Em resposta, a empresa afirmou que tomou diversos esforços de moderação, incluindo a remoção de perfis vinculados ao Hamas. (The Verge)
Enquanto isso, com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, a OpenAI se prepara para afastar preocupações sobre o potencial negativo de seus modelos de inteligência artificial, como ChatGPT. O temor é que o chatbot possa ser usado em campanhas políticas para disseminar desinformação. Para isso, a empresa criou equipes de sistemas de segurança focadas na melhoria de seus modelos de IA. Segundo a OpenAI, essas equipes vão garantir que os modelos “evitem fortemente dar respostas inseguras ou inadequadas” e “detectem classes desconhecidas de respostas, ações ou usos prejudiciais”. (The Information)
A Adobe desistiu de adquirir a plataforma Figma por US$ 20 bilhões. A decisão foi tomada após questões relacionadas à aprovação de órgãos reguladores do Reino Unido e União Europeia, que dificultariam o negócio. Devido à desistência, a Adobe terá de desembolsar US$ 1 bilhão à Figma, como taxa de rescisão. (Engadget)
Já a IBM anunciou a aquisição de duas divisões de negócios da empresa alemã de softwares AG por 2,13 bilhões de euros. (Época Negócios)
A Apple vai parar de vender as versões mais recentes de seu smartwatch (iWatch9) nos Estados Unidos devido a uma disputa de patentes, retirando os dispositivos do mercado no meio da movimentada temporada de compras de fim de ano. As vendas do Apple Watch Series 9 e Ultra 2 serão interrompidas na loja online da empresa em 21 de dezembro e em suas lojas físicas a partir da véspera de Natal, declarou a big tech em um comunicado.
Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (19/12/2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".