sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do programa Celular Seguro, WhatsApp e patentes com IA

O programa Celular Seguro, lançado pelo governo federal nesta terça-feira, recebeu mais de 275 mil cadastros em 24 horas. A ferramenta, que pretende tornar rapidamente inutilizáveis aparelhos roubados ou furtados, registrou 1.213 alertas de usuários sobre esse tipo de ocorrência. Até as 8h, o aplicativo já havia sido baixado mais de 100 mil vezes na Play Store - a Apple não informou quantos downloads foram realizados em sua loja. O Ministério da Justiça firmou acordos com bancos e operadoras de telefonia para facilitar o bloqueio de linhas e acesso bancário de aparelhos denunciados pelos usuários. (UOL)

O WhatsApp está testando uma nova ferramenta para o compartilhamento de tela em chamadas de vídeo. Na versão experimental do app para iOS, é possível ver um recurso para a transmissão do áudio de música e vídeo durante a chamada. Ainda não há previsão para o lançamento. A novidade é importante aprimoramento para a função de compartilhamento de tela, presente no app desde agosto de 2023. O WhatsApp lançou diversos novos recursos nos últimos meses. Entre os mais recentes estão os áudios de reprodução única e a capacidade de proteger conversas com senha diferente do PIN do aparelho, incrementando a camada de segurança da plataforma. (TecMundo)

O Supremo Tribunal do Reino Unido decidiu, por unanimidade, que inteligência artificial (IA) não pode ser considerada inventora de patentes, porque a lei considera como criadores apenas seres humanos e empresas. O tribunal avaliou um pedido de Stephen Thaler, fundador do sistema DABUS, que queria registrar sua IA como autora de dois produtos no país. No julgamento, o juiz David Kitchin disse que não existe uma lei que reconheça máquinas como criadoras. Ele já havia perdido uma disputa semelhante em um tribunal dos Estados Unidos, tendo um recurso negado pela Suprema Corte americana, que se recusou a ouvir o caso. (The Verge)

Fonte: Canal do Meio (21/12/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".