quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Epic Games, Apple, Google, Uber e Nokia

Três anos após iniciar uma ação contra Apple e Google por monopólio ilegal de suas lojas de aplicativos, a Epic Games, criadora do Fortnite, obteve uma vitória. O júri concluiu, por unanimidade, que o Google transformou a Google Play e o Google Play Billing em um monopólio ilegal e que a Epic foi prejudicada. O júri também considerou que o Google mantém vínculo ilegal entre sua loja de apps e seu serviço de pagamento, e que seu acordo de distribuição, Project Hug, lida com desenvolvedores de jogos e fabricante originais de equipamentos de forma anticompetitiva. O juiz ainda não determinou o que a Epic ganha com o caso. (The Verge)

Enquanto isso... o Google divulgou o que os brasileiros mais pesquisaram no buscador em 2023. As listas com o top 10 no Brasil e em outros países estão disponíveis no Google Trends. Por aqui, aparecem “Copa do Mundo Feminina” em acontecimentos; “Posse do Lula” em política; “Barbie” em filmes; e “O que é intervenção federal?” na pergunta mais buscada. Confira a lista completa. (Google)

A Uber lançou ontem uma nova modalidade de corridas que vai permitir viagens com cães e gatos. O Uber Pet estará disponível em Curitiba e será expandido gradualmente até a próxima semana. Será permitido apenas um animal por corrida, que deverá estar acompanhado de um responsável. Para acessar o serviço, será necessário usar o Uber Reserve e agendar a corrida com pelo menos 30 minutos de antecedência. Para maior segurança, a companhia recomenda que os passageiros transportem os animais dentro de bolsas ou caixas de viagens com coleiras e focinheiras. O uso de toalhas também é recomendado para preservar o veículo. A participação nessa modalidade é opcional aos motoristas parceiros, que deverão aceitar os novos termos e condições, caso queiram aderir. (Techtudo)

A Nokia reduziu sua meta de lucratividade de longo prazo após dizer que seu negócio de redes 5G enfrenta desafios nos próximos dois anos. A fornecedora finlandesa para operadoras de telecomunicações cortou para "pelo menos" 13% a meta de margem operacional que planeja alcançar até 2026. Antes, projetava uma margem de 14%. A empresa recentemente perdeu para a Ericcson um importante contrato com a AT&T.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (12/12/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".