Hoje com notícias da Claro x TIM, America Movil, 5G e 700 MHz, Anatel e mais destaques
Crescimento da receita da Claro e TIM
- Claro e TIM apresentaram crescimento da sua receita líquida total superior à inflação em 2025 (IPCA 4,26%). O crescimento foi maior na receita do móvel.
- Daniel Hajj, CEO da América Móvel, informou que a Nucel contribuiu para o crescimento da Claro em portabilidade e que ainda estão analisando uma possível aquisição da Desktop.
- Na Claro a receita com o corporativo apresentou um crescimento anual de 5,8% no 4T25 e a de banda larga de 3,5%., o que compensou do desempenho em TVA e telefonia fixa.
- A TIM comunicou a aquisição de 51% da I-Systems Soluções de Infraestrutura S.A. ("I-Systems") atualmente detidos pela IHS Brasil, pelo valor de R$ 950 milhões, tornando a I-Systems uma subsidiária integral da Companhia.
- A TIM segue os passos da Vivo, que incorporou a Fibrasil, reconhecendo que a tese original de rede neutra não se confirmou.
- A Margem EBITDA da TIM foi 51% em 2025 e a da Claro 44,1%
America Móvil
- A receita da América Móvil cresceu 8,6% em 2025. Com relação a competição em Banda Larga fixa, Daniel Hajj comentou:
“Não vejo mais essas empresas instalando fibra óptica. Ainda existem empresas que estão fazendo isso, mais concorrentes, mas nenhuma nova empresa entrando nesse mercado. Então, elas estão percebendo que o negócio não é tão fácil quanto parece. E, portanto, não vemos novos concorrentes, digamos, em termos de fibra óptica. As outras empresas, talvez, se consolidem entre si ou com outras. Então, haverá um novo cenário na América Latina, e acho que isso será bom para nós e para todas as pessoas que estão morando aqui agora, ou que moravam na América Latina. “
5G e Leilão de 700 MHz
A Anatel:
- Publicou o edital para o leilão de 700 MHz.
- Aprovou a transferência das frequências de 3,5 GHz da Ligga do Estado de SãoPaulo e da Região Norte para o Consórcio Amazônia 5G.
- Prorrogou por 12 meses o prazo das autorizaçãoes de uso da faixa de 700 MHz em caráter secundário.
A Brisanet terminou jan/26 com 883 mil acessos móveis (+30,7 mil no mês).
Anatel
O Conselho Diretor da Anatel decidiu:
- Suspender temporariamente a exigência de homologação de data centers utilizados para prestação de serviços de telecomunicações.
- Adiar a submissão para consulta pública da minuta de edital de licitação da faixa de 850 MHz e das faixas de 2,3 GHz,2,5 GHz e 3,5 GHz.
- Rever o termo de consensualidade firmado com a Oi por descumprimento do acordo e quebra de confiança institucional.
- Incluir na Agenda Regulatória 2025-2026 a consolidação e atualização das regras aplicáveis aos cabos submarinos .
Mais Destaques
- O Plenário da Camara aprovou a urgência do projeto de lei do REDATA, o que possibilita a votação direta em Plenário após o Carnaval.
- A Nio anunciou a conclusão do processo de separação estrutural tecnológica da Oi, passando a ser operar integralmente com sistemas próprios.
- Foi realizada, a primeira reunião de conciliação na Advocacia-Geral da União (AGU) para pacificar a interpretação jurídica daa questão da cessão do direito de exploração dos postes pelas concessionárias de energia para uma entidade terceira.
- A Sabesp e a Vivo iniciaram a substituição em São José dos Campos de 4,4 milhões de hidrômetros por modelos inteligentes, com previsão de conclusão ainda este ano.
- O grupo que controla a Millicom adquiriu as operações da Telefónica no Chile por cerca de US$ 1,2 bilhão.
Resultados 2025
- 24/02: Vivo
Eventos 2026
- 02 a 5/03: MWC Barcelona
- 25/03: MVNO Brasil 2026
- 01/04: Workshop Mercado Brasileiro de Telecomunicações 2025
- 28 e 29/04: MVNO Nation Miami
- 06 a 8/05: Abrint
Fonte: Blog Teleco e Eduarde Tude (15/02/2026)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".