sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do Claude, da junção OpenClaw - OpenAI, da Meta e dos androids chineses

O Claude, da Anthropic, é o único modelo de IA disponível para atuar junto às forças armadas americanas, mas o secretário de Defesa, Pete Hegseth, indicou que o Pentágono pode romper relações com a companhia se for considerada um “risco para a cadeia de suprimentos” do país. Fontes revelaram ao Axios que altos funcionários da defesa estavam frustrados com a Anthropic há algum tempo por conta dos termos nos quais os militares podem usar o míssil Claude, enquanto a companhia quer garantir que suas ferramentas não sejam usadas para espionar americanos em massa ou para desenvolver armas que disparem sem intervenção humana. (Axios)

Fundador do OpenClaw, Peter Steinberger está se juntando à OpenAI, enquanto seu bot será mantido como um projeto de código aberto, contou Sam Altman, em um post no X. O objetivo é impulsionar a próxima geração de agentes pessoais na empresa do ChatGPT. Antes conhecido como Clawdbot ou Moltbot, o OpenClaw é um assistente capaz de gerenciar e-mails, lidar com seguradoras, fazer check-in de voos e executar uma infinidade de outras tarefas, conseguindo um grande sucesso ao atrair 2 milhões de visitantes em uma única semana. Em seu blog, Steinberger explica que sua missão será “construir um agente que até minha mãe consiga usar”. (Reuters)

A Meta anunciou uma parceria estratégica para utilizar milhões de chips da Nvidia em seus próprios data centers e em provedores de nuvem. Os termos do acordo não foram divulgados. A dona de plataformas como Facebook e Instagram já utiliza GPUs da Nvidia em seus próprios data centers e as aluga de provedores de nuvem como a Oracle. Mas o novo acordo envolve diversas tecnologias, incluindo os futuros chips Vera Rubin, além de trabalharem juntos para “desenvolver em conjunto” os modelos de IA da Meta. (The Information)

Na comemoração do Ano Novo Lunar chinês, os androides foram o ponto central das apresentações que fazem parte da gala anual do Festival da Primavera da emissora estatal CCTV. As performances revelaram a capacidade dos robôs em realizar movimentos complexos como saltos de costas e golpes de artes marciais. (g1)

Fonte: Meio (19/02/2026)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".